Proteja-se das pessoas "tóxicas"


"De fato estamos cercados de pessoas tóxicas. (...)
         Pessoas sombrias que minam os relacionamentos e amizades com intrigas, críticas excessivas, falta de consideração e respeito pelo outro e abusos verbais ou físicos. Pessoas muito perigosas de se conviver.
         Essas pessoas tóxicas acabam, de alguma forma, nos envenenando. Direta ou indiretamente, acabamos agindo por influência delas, seja com atitudes ou omissões. Muitas vezes acabamos agindo por impulso para evitar essas pessoas, ou, na pior das hipóteses, acabamos agindo da mesma forma. São pessoas nocivas, intoxicando nosso comportamento e nos levando a agir e a tomar decisões que, em outras circunstâncias poderiam ser completamente diferentes.
         São tóxicas, porque conseguem despertar o que há de pior dentro de nós, não apenas no sentido de maldade ou crueldade, mas no sentido de perdermos a identidade, a autonomia, a energia, a iniciativa e o poder de decisão. Ficamos estagnados, hipnotizados, paralisados. São verdadeiros vampiros, sem Luz própria, que consomem nossa energia vital, que exploram e manipulam pessoas de acordo com os seus interesses e vivem às custas da energia dos outros para se sustentarem.
Tóxicas são aquelas pessoas que sabem tudo a respeito da vida das outras pessoas, mas não conseguem administrar a própria vida. Sabem dar conselhos como ninguém tem um discurso lindíssimo para o mundo lá fora, mas que, na vida pessoal, nos bastidores, na vida íntima, são pessoas frustradas, isoladas, verdadeiras ilhas no meio da sociedade, que não tomam para si os próprios conselhos.
         Sabem olhar de fora, apontar defeitos, problemas, erros. Mas não sabem participar, não conseguem enxergar os próprios problemas ou defeitos. Apontam os erros alheios para, de certa forma, esconder os seus próprios. São os “sabe-tudo” e só a sua forma de pensar é que está certa. Não suportam ser contrariados e confrontados. Quando o são, perseguem a pessoa até “livrarem-se” dela ou então se vingam. Seu ego é superlativo para compensar a sua extrema falta de Amor-Próprio. Usam as pessoas conforme seus interesses e, quando estas discordam de suas ideias, são descartadas e eliminadas, sem a menor consideração.
         A toxicidade reside exatamente no fato de não nos darmos conta de que estamos sendo manipulados ou influenciados. Ficamos hipnotizados, fascinados, imersos numa imensa ilusão, até o dia em que despertamos e tomamos consciência de que estamos muito mal, morrendo por dentro, e que algo urgente necessita ser feito. Um corte para a nossa libertação, para resgatar a nossa sanidade, saúde, alegria de viver.
         Em nossa busca pela felicidade, por tudo aquilo que nos traz bem-estar e alegria, o grande segredo é não se deixar influenciar, se afastar e evitar a convivência com esses tipos. Isso não significa alimentar sentimentos negativos dentro de si com relação a eles, mas de preferência visualizá-los felizes e agradecidos em sua vida, emanando energias e vibrações positivas.
         Reflita, você convive intimamente com alguma pessoa tóxica, seja na família, no trabalho, ou nas “amizades”?
Tenha cuidado, afaste-se, fique longe o quanto antes dessas pessoas.
Cuide-se, preserve-se, seja você mesmo, seja pleno e feliz.
         E acima de tudo sempre perdoe essas pessoas, muitas vezes, elas não tem consciência de seus próprios malefícios."
O texto acima foi retirado daqui

         Vou dar algumas “dicas” agora sobre como se proteger de pessoas potencialmente perigosas, baseadas em leituras e na minha experiência pessoal..

Como fazer para reconhecer alguém que seja um “perigo” para você antes que essa pessoa lhe faça algum mal?? (Isso sempre é útil...)
         Sempre corremos o risco de nos enganar, às vezes por não termos maldade no coração ou por inexperiência de vida, quando ainda achamos que todo mundo é igual. Existem sim pessoas más, sem escrúpulos, quer seja simplesmente para tentar nos prejudicar ou comprometer, como também, e principalmente, em uma disputa qualquer, social ou profissional

         O problema é que elas não têm nenhuma etiqueta ou rótulo nos avisando sobre os danos que podem causar (como nas embalagens de veneno, por exemplo). Aliás, elas fazem de tudo para esconder isso, por razões óbvias. 
Todos nós temos um pequeno "alarme" que nos previne contra esse tipo de pessoa. O que acontece é que mesmo sentindo aqueles avisos, "pequenos toques" dentro da gente, não damos importância e achamos até que é só uma impressão boba. 
         Bom, isso é um assunto um tanto complicado e extenso. Nosso subconsciente nos envia esses avisos, mas são muito sutis, quase que imperceptíveis. Tenha sempre por base que "quando a esmola é grande o santo desconfia" e que "ninguém é por demais perfeito". Todos nós temos um pouco de “premonição” inata, mesmo que não seja tão desenvolvida. 
É só aprender a usá-la. Pequenos detalhes podem mostrar grandes verdades. 
         Por exemplo, imagine que você conhece uma pessoa que sempre se mostra tão "amável" com você, alguém que você julgue ser seu amigo, mas um dia você vê ela fazendo algum comentário bem maldoso, "sem noção", que mostre "malvadeza"; pode ser sobre qualquer assunto (é o tipo de coisa que denuncia aspectos ruins do caráter de alguém), ou alguma outra coisa sobre ela que você ache estranho, tipo quando as coisas "não batem". Nem precisa ser algo que te deixe "bolado", mas isso é um indício de que você deve abrir os olhos... 
         Entretanto, as pessoas sempre ignoram esses detalhes, não dando importância a esses pequenos fatos: não imaginam o que eles podem revelar... Até que um dia, depois de sofrer um grande dano, descobrem que o inimigo sempre esteve ao seu lado. 
         Comece a prestar mais atenção nesses detalhes, dar mais importância a tudo o que você vê e que por alguma razão aquilo lhe parece "estranho": pense nas suas implicações e consequências, e você descobrirá coisas que o surpreenderão (antes que seja tarde demais...)
Outra coisa: qualquer um que de alguma forma alimente as suas dúvidas ou "brinque" com as suas inseguranças é perigoso.
         Você não pode se basear em rumores e "fofocas" que algumas pessoas costumam espalhar dos outros. Qualquer um pode ser alvo de boatos. 
Mas quando parece que todo mundo fala com raiva ou ódio quando se refere a uma certa pessoa, aí alguma coisa tem. Logo chegará a sua vez de descobrir o porquê, caso seja algum "amigo" seu...
         Por outro lado, não dá para correr o risco de “colocar espinhos onde só tem flores”, simplesmente por achar ou porque alguém disse alguma coisa. Confie na sua intuição.

         Saiba que informação é uma coisa muito preciosa e quando esta cai em mãos (e mentes) erradas, coisas terríveis podem acontecer. Já ouviu aquele ditado: “tudo o que você disser poderá ser usado contra você”? Pois é.

         Supondo que você tenha uma forte suspeita de que alguém pode vir a lhe fazer mal algum dia (principalmente se essa pessoa já demonstrou alguma falta de respeito e consideração para com você algumas vezes), ou por qualquer motivo que cause desconfiança, é melhor você começar a se proteger.

         Evite tanto quanto possível comentar detalhes da sua vida com essa pessoa ou perto dela. Caso ela comece a lhe fazer perguntas sobre aspectos pessoais ou íntimos, procure dar respostas curtas, evasivas e se afaste; nunca dê nenhuma informação relevante ou completa. Lembre-se sempre de que tudo o que você disser poderá ser usado contra você mais tarde, às vezes de uma forma que você nem desconfia.
         Existem pessoas que são muito experientes e hábeis para “se aproveitar” dos outros das mais variadas formas. Por exemplo, uma estratégia comum de pessoas assim é fazer com que você de alguma forma se sinta “em dívida” com ela (por mais que você não deva nada realmente...)  e aí começar a lhe exigir um monte de coisas, de modo que você se sente constrangido se não as fizer. Não caia nessa!
         

Comentários