O conhecimento e a felicidade

     A reflexão pode nos levar à angústia e à tristeza porque começamos a ver as ameaças que nos rondam com mais clareza. E geralmente não temos qualquer controle sobre essas coisas. Passamos a enxergar com mais profundidade aquilo à nossa volta e isso pode nos levar à aflição.
    Como disse Lovecraft, a coisa mais misericordiosa do mundo é a inabilidade da mente humana em correlacionar todos os seus conteúdos, pois isso nos mostraria um panorama tão sombrio que ficaríamos loucos. Dizem que a ignorância é uma bênção porque nenhum conhecimento nos poupa dos aspectos cruéis da vida e nos dá uma felicidade aparente.
    Um pouco de conhecimento pode nos deixar apreensivos, tristes e nos afasta dessa felicidade aparente. Mas muito conhecimento nos aproximaria da felicidade verdadeira, que não é frágil e facilmente abalável como a aparente e é muito mais duradoura e profunda.
Mais ou menos assim:




    Baseado nisso, eu posso imaginar uma "fórmula" para obter a felicidade verdadeira e eu estou disposto a segui-la para obter bons resultados. Se você também quer se beneficiar disso, primeiro pense: o quão duro você quer tentar?
    Você está disposto a seguir os conselhos de algum cara aleatório na Internet?
Porque se sim, então hoje é seu dia de sorte!
    Não tenho ideia do quanto isso vai funcionar para você, mas você está livre para tentar, e tenho certeza de que esta é a melhor chance que você tem.
    Para se comportar de acordo com essa atitude, você tem que realmente acreditar nessa atitude.
Tornar-se o tipo de pessoa que acredita nisso é importante para você, para ajudá-lo a aprender e manter-se motivado e feliz.
    Quando você passa a ver as coisas por outros pontos de vista, isso modifica a estrutura dos seus pensamentos e o ajuda a construir conexões neurais que o ajudarão a se sentir mais feliz.
    Imagine uma coisa como, por exemplo, um livro. E outra coisa, como a emoção de felicidade.
O truque mental funciona assim: expanda esses dois conceitos ('livro' e 'felicidade') de modo que abranjam o espaço de possíveis coisas e funções relacionadas, então deixe esses dois conceitos expandidos se misturarem em sua mente por um curto período de tempo, até a conexão que o cérebro faz quase automaticamente começar a desacelerar.
    Conforme os dias e anos passam, use conceitos mais complicados, como aprender a tocar piano ou sobre um conceito de física quântica, e mantenha esse conceito em sua mente o dia todo.
Eventualmente, tente mudar os conceitos durante o dia.
    Seu cérebro deve ser capaz de usar isso para fazer o trabalho de torná-lo mais inteligente (e feliz) por conta própria.
Se você fizer isso para tudo, então, eventualmente (em breve), o seu cérebro começará a perceber maneiras de fazer uso de certas conexões entre conceitos díspares.


Comentários